quarta-feira, 20 de março de 2013
Resenha de "Princesa de Gelo" de Thayane Gaspar
Título: Princesa de Gelo
Autora: Thayane Gaspar Jorge
Editora: Modo
Edição: 1ª
Número de páginas: 220
Conheci a Thayane no Bate-papo de Literatura Nacional em São Paulo, apenas de vista, mas não tivemos a oportunidade de conversar. Algumas semanas depois, ela entrou em contato comigo porque uma blogueira amiga dela havia comprado e lido Limiar e tinha elogiado demais o meu livro. Fiquei super boba com a declaração e então propus que trocássemos livros, para que eu pudesse conhecer o trabalho dela e ela o meu.
Estou abarrotada de livros na fila de espera para serem lidos, mas logo que recebi Princesa de Gelo, não resisti a dar uma olhadinha e logo no início, tive a sensação de que este livro era muito parecido com o livro O Último Beijo da Cacá Adriane, o que me cativou por completo, levando-me a devorá-lo, passando-o na frente de outras inúmeras leituras. Quem já teve a oportunidade de ler as duas obras há de pensar: Mas as histórias não tem nada a ver uma com a outra! Calma leitor, estou ciente disso. Fiquei refletindo então sobre o assunto e concluí que isso deve-se ao fato de que ambas as histórias deram-me a sensação de terem sido escritas por uma adolescente para uma adolescente. O que eu achei ótimo aliás, pois Thayane conseguiu exprimir de forma exata todas as angústias, os conflitos emocionais, as dúvidas e os medos que povoam essa fase tão conturbada de nossas vidas. Apenas uma adolescente poderia exprimir isso com tanta exatidão e maestria e foi o que a Thayane fez. Também devo confessar que a Alessa (protagonista de Princesa de gelo) me lembrou muito a Jasmim (protagonista de O Último Beijo)...
Talvez alguém com o olhar menos apurado discorde de mim e ache a Alessa melancólica e pessimista demais. É preciso uma alma sensível ( e por que não dizer - feminina) para compreender e sentir profunda empatia por essa protagonista. Quem, nos seus áureos 17 anos não se sentia deslocada, confusa e com uma imensa vontade de simplesmente desaparecer? O que difere nossa mocinha das pessoas comuns, é que ela se entrega a essa vontade e chega a atitudes extremas, tentando acabar com a própria vida. É nesse momento, entretanto, que surge Eric Lacrov, o garoto que irá salvá-la não apenas da morte, mas também de uma vida sem sentido.
Princesa de gelo é um livro sobre sentimentos, não sobre acontecimentos, não é sobre lugares, é sobre pessoas, não dever ser lido, deve ser sentido.
A capa é linda e a diagramação idem, a única coisa que me incomodou foi a revisão, que deixou muito a desejar, tornando difícil a compreensão de determinados trechos do livro. Afora isso, ouso afirmar que podemos esperar grandes coisas de nossa querida Thayane, esse jovem e promissor talento de nossa literatura.
Super recomendo!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como se a resenha já não fosse linda o bastante, eu ainda fiquei muito emocionada com a comparação, porque eu sou MUITO fã da Cacá Adriane!
ResponderExcluirE esse trecho quase me fez chorar "Princesa de gelo é um livro sobre sentimentos, não sobre acontecimentos, não é sobre lugares, é sobre pessoas, não dever ser lido, deve ser sentido."
Muito obrigada pelo carinho, pela resenha! Fiquei muito feliz por ter te conhecido e conhecer o seu trabalho também.
Sucesso!
Beijos
Thay
Ainda não li "Princesa de Gelo", mas não vejo a hora de te-lo *-*
ResponderExcluirUma honra estar presente nessa resenha linda, adoro a Thay e tenho certeza de que ela é muito talentosa!!!
Agora estou mais curiosa ainda para ler e ver as semelhanças com a Jasmim rsrs
Bjks <3