sábado, 12 de outubro de 2013

Resenha: "Possuída" de Vanessa Bosso


Sinopse - Possuída - Vanessa Bosso

Lúcifer possui um plano muito bem engendrado. Um ser das trevas ultrapassa os limites do tempo-espaço e rasga o véu da realidade mundana. Um corpo humano é roubado e servirá perfeitamente para os planos do submundo. Para piorar a situação, um anjo guardião é sequestrado. Entre sussurros, arrepios e mensagens do além, Alicia se vê numa intrincada rede que envolve céu, inferno e o apocalipse. O que Alicia, uma garota de dezessete anos, tem a ver com tudo isso? Será que Lúcifer conseguirá atingir o seu intento? Com uma narrativa empolgante, Possuída vai prender você do início ao fim. Mergulhe de cabeça nesse romance sobrenatural que levará você aos céus... Ou ao inferno.

Meus comentários:

Nem preciso dizer que meu tema favorito são anjos, não é mesmo? Por isso, desde que vi a sinopse de Possuída pela primeira vez, fiquei muito ansiosa para lê-lo. Já havia lido a série Sussurro, Fallen e Personal Demons, mas um livro nacional que falasse sobre o tema, apenas o meu mesmo, rs.
Devido a alguns contratempos, só consegui obter meu exemplar de Possuída há pouco mais de um mês, das mãos da própria autora, com dedicatória e autógrafo. Nesse ínterim, tive a oportunidade de ler outros nacionais com esse tema tais como Equinócio  de Lu Piras e O Ceifeiro de Al Gomes, ambos publicados pela Editora Dracaena.
O que posso dizer, para começar, é que a revisão e a editoração feitas na obra de Vanessa Bosso foram lastimáveis. A capa, apesar de linda, não tem nada a ver com o conteúdo da história e a revisão deixou escapar muitas coisas.
A história é narrada em primeira pessoa, sob o ponto de vista de diversos personagens, em alguns capítulos quem narra é Alicia, em outros Lucian, em outros Gael e alguns são narrados por personagens “menos importantes” tais como Bento e Elemiah. Isso aliás, foi algo que achei bem interessante, pois conforme mudava o narrador, o estilo de Vanessa também mudava, os capítulos narrados por Alicia possuem uma linguagem mais informal e coloquial que os capítulos narrados pelos anjos.
Julguei uma pena a obra se tratar de um livro apenas, acho que ainda havia muito a ser explorado, que Vanessa poderia ter escrito uma série para Alicia, pois ainda havia muito potencial a ser explorado nos personagens secundários e também sobre todo o universo fantástico criado pela autora.
A leitura flui de maneira fácil, fluida e rápida. É praticamente impossível largar o livro depois de iniciá-lo. Recomendo apenas um cuidado a quem interessar possa: Possuída é um livro escrito para “iniciados” na leitura de Fantasia, pois não se prende muito a longas explanações e elucidações para os “novatos”. Já para os aficionados por anjos como eu, o livro é uma boa pedida, pois possui um embasamento pouco tradicional e um enredo surpreendente.   




Um comentário:

  1. Elaine, curti a resenha!! E quanto aos erros, são injustificáveis, até pq passou por 2 revisões. Enfim, se a leitura fluiu, tá valendo! ;)

    ResponderExcluir