domingo, 2 de agosto de 2015

Editora Grande X Editora Pequena



Além de atuar como escritora e editora, também atuo como agente literária. Todos os dias aspirantes a escritores me procuram, ávidos por publicar suas obras. Invariavelmente, eles me dizem: Como faço para conseguir uma grande editora?

            Tento explicar-lhes que não é assim tão fácil. Grandes editoras dificilmente – para não dizer nunca – pegam ilustres desconhecidos, não importa a qualidade de suas obras. Para falar a verdade, a maioria, nem trabalha com submissão espontânea de originais, mas apenas através de convite. Para chegar até elas, é necessário que você já tenha um nome conhecido no mercado literário, seja porque você foi um sucesso de vendas na Amazon ou no Wattpad, seja porque você é um blogueiro influente, um youtuber ou uma celebridade em qualquer outro ramo.

            Por que?

            Mais uma vez volto a falar: Editoras nada mais são que negócios, e é assim que você, caro autor, precisa encará-las. Sem aquela mistificação de que elas são fábricas de sonhos e que todos que lá trabalham, o fazem apenas pelo amor à Literatura e à cultura. Editoras querem – e precisam – vender. É por isso que elas preferirão apostar em nomes já consagrados de alguma maneira, a investir em completos desconhecidos.

            É claro que alguns dirão: Mas eles possuem divulgação, podem fazer um desconhecido “estourar”!

            Talvez até possam, mas faz as contas comigo: É mais viável investir x num cara já conhecido e com retorno garantido ou investir 2x num completo desconhecido, cujas vendagens terão um resultado incerto? Sejamos realistas.

            Por isso, sempre aconselho quem me procura com isso em mente, que para se chegar numa editora grande, o trabalho é árduo. Você precisa, antes, tornar seu nome conhecido, seja através das plataformas que citei acima, seja publicando por uma editora pequena antes. Não dá para começar numa empresa como presidente, é preciso passar por todas as etapas anteriores: estagiário, funcionário, diretor, supervisor, vice-presidente e quiçá, um dia, presidente. Volto a insistir: Paremos de encarar a carreira de escritor como um hobby, um sonho, e a encaremos como o que ela realmente é, uma carreira profissional e comecemos a encará-la com ceticismo.

            Existem autores que simplesmente se recusam a aceitar isso, acreditam que seu trabalho é tão bom que publicá-lo de forma independente ou por uma editora pequena, seria desmerecê-lo. Sinto informar, mas esses autores, muito provavelmente – para não dizer fatalmente – morrerão com seus livros “engavetados”.

            Eu poderia ludibriar esses autores que me procuram, dizendo que iria sim, colocá-los numa grande editora, cobrar-lhes grandes quantias e depois encaminhá-los a editoras sob demanda, algo que muitos agentes literários fazem, mas isso não é do meu feitio. Prefiro ser honesta e muitas vezes ser mal interpretada, até mesmo odiada, a me aproveitar assim dos sonhos de alguém.

            Tanto como escritora, como enquanto editora, já trabalhei com editoras de pequeno, médio e grande porte. Existem diferenças cruciais entre elas e por mais que lhe custe acreditar, vantagens e desvantagens, e algumas delas, baseada em minha experiência, citarei abaixo:

 

Editora Grande

Vantagens:

1 – Distribuição: Esse item é, claro, indiscutível. Com uma editora grande, seu livro estará nas principais redes de livrarias físicas e sites de renome, ou seja, todos poderão ter acesso seu livro facilmente.

2 – Divulgação: As grandes editoras já possuem experiência e contatos nesse ramo, de forma que estarão mais aptas a divulgar seu livro em todo tipo de mídia – internet, televisão, revistas, jornais, etc.

3 – Participação em eventos literários: Todo autor sonha estar numa Bienal do Livro em São Paulo e/ou Rio de Janeiro, e com grandes editoras, isso com certeza irá se concretizar, pois elas costumam estar presentes em todos os grandes eventos do país e até mesmo no exterior.

4 – Custo: Você não precisará gastar absolutamente nada para publicar seu livro. Em alguns casos, a Editora até mesmo bancará suas viagens e outras eventualidades.

 

Desvantagens (sim, elas existem!):

1 – Falta de autonomia: Você pouco poderá opinar a respeito da parte gráfica do seu livro, ou seja, quanto à diagramação, capa, tipo de papel a ser utilizado, etc. Também não poderá opinar sobre os brindes e formas de divulgação utilizados, você será, no máximo, informado sobre tais decisões. Formatos e plataformas onde o livro será disponibilizado, nem mesmo se cogitará discutir isso com você.

2 – Visibilidade: Você pode até achar que isso não é uma desvantagem, mas acredite, é, e muito. Via de regra, o autor iniciante não está preparado, tampouco acostumado, a receber críticas. Quando o livro tem maior visibilidade, isso fatalmente irá acontecer, e você não terá o menor controle sobre isso.

3 – Impessoalidade: Nas grandes editoras, você é apenas mais um. Dificilmente conseguirá contato direto com o editor, e um e-mail, pode demorar semanas para ser respondido. Some-se a isso, ficar sendo “jogado” de lá para cá para resolver problemas simples, já que as grandes editoras estão divididas em setores, e cada um responde por um tipo de ocorrência, há o setor editorial, o financeiro, o de vendas...

 

Editora Pequena

Vantagens:

1 – Assistência: Na Editora pequena, o contato com o editor e demais profissionais, é muito mais fácil. Você consegue falar com eles facilmente, quando e onde necessitar. Eles costumam estar sempre prontos a ajudar, explicando e orientando, sobre qualquer tipo de dúvida que o autor possa ter. Para ela, você é importante, muito mais que apenas um número. E isso, para quem está iniciando, é fundamental.

2 – Maior autonomia: Você poderá participar e opinar em todas as etapas da produção de seu livro, desde a revisão, passando pela diagramação, pela capa, até chegar ao tipo de papel que será utilizado em seu livro, além dos formatos e plataformas onde seu livro será disponibilizado.

3 – Menor visibilidade: Para um autor iniciante, isso é algo salutar. Apenas alguns blogueiros terão acesso a seu livro, e esses costumam “pegar leve” com os autores iniciantes, não destilando veneno. Costumam fazer críticas construtivas, que posteriormente, você poderá inclusive usar para melhorar seu trabalho. Também será bom para você treinar o seu autocontrole e aprender que, não é porque uma pessoa não gostou do seu trabalho, que ele é ruim. Isso é reflexo do gosto pessoal de cada um. Sei que você irá chorar, se revoltar e ter ganas de responder à altura, mas, não fazê-lo, vai treiná-lo para quando as críticas vierem em maior número, ou seja, quando você tiver mais visibilidade, e as críticas vierem de pessoas que não são seus amigos e que não lhe devem nenhum tipo de consideração. E não se engane: todo livro é criticado, por isso, esse item deve ser levado em consideração SIM.

4 – Tiragens pequenas: As editoras de pequeno porte, costumam trabalhar com tiragens pequenas, o que lhe proporcionará a oportunidade de corrigir eventuais erros nos livros que porventura, houverem “escapado”, algo muito comum, em se tratando de primeiras obras. Talvez você queira mudar detalhes que até então não havia percebido que se tratavam de um equívoco e/ou erros ortográficos, furos na trama, etc. É muito mais fácil modificar e reimprimir novas edições após as primeiras tiragens se esgotarem, que aguardar que as tiragens exorbitantes das grandes editoras se acabem.

5 – Receptividade: As pequenas editoras são mais receptivas ao autores nacionais e iniciantes, tendo nesse público, seu principal filão. Elas costumam dar retorno rápido, poupando o autor de amargar meses de expectativa.

Desvantagens:

1 – Distribuição: Por mais boa vontade que as editoras pequenas tenham, é difícil entrar nas grandes redes e sites, ainda mais contando com um catálogo enxuto e composto apenas por autores nacionais e desconhecidos. Provavelmente, seu livro será disponibilizado apenas no site da editora, em alguns outros sites mais receptivos e em pequenas livrarias, e em outros lugares aos quais você, autor, tenha acesso, e aos quais, muito provavelmente, você mesmo terá que levá-los, tais como livrarias e papelarias de sua região, bancas e até mesmo pelo correio.

2 – Divulgação: A Editora não possuirá muitos recursos nem contatos para fazer uma divulgação ampla e efetiva. Provavelmente, ela se restringirá às redes sociais, onde ela pode ser feita de forma gratuita. Algo adicional, ficará a seu encargo.

3 – Custo: Geralmente, você precisará arcar com os custos da publicação de seu livro, seja parcial ou integralmente, seja adquirindo quantidade mínima de exemplares ou outros acordos similares.

4 – Não participação em eventos literários: Eu mesma já amarguei a frustração de ir à uma bienal, e minha editora simplesmente não ter estande. Essa é uma realidade, com a qual você fatalmente terá de contar.

5 – Falta de Recursos: A editora de pequeno porte, via de regra, conta com parcos recursos, ou seja, ela pouco – ou nada - poderá ajudá-lo na aquisição de brindes, no envio e doação de exemplares, tampouco poderá custear seus gastos com viagens e deslocamentos para eventos.

 

Concluindo, é claro que todos gostariam de começar por cima, porém, essa não é a realidade de nosso atual mercado literário. É por isso que aconselho que você comece “por baixo”, mas comece. A experiência que você angariará publicando com uma editora pequena ou de forma independente, com certeza o preparará para, quando, finalmente conseguir publicar com uma editora de médio e/ou grande porte, você possa agir com mais autonomia, autocontrole, maturidade e sabedoria. 


Se vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece.
Se vai tentar, vá até o fim.
Pode perder namoradas, esposas, parentes, empregos e talvez até a cabeça.
Vá até o fim.
Pode ficar sem comer por três ou quatro dias.
Pode congelar no banco do parque.
Pode ser preso.
Pode receber escárnio, gozações, isolamento.
Isolamento é um presente, todo o resto é um teste da sua resistência, de quão forte é a sua vontade.
E você fará a despeito da rejeição e dos piores azares e será melhor do que qualquer coisa que possa imaginar.
Se vai tentar, vá até o fim.
Não há outra emoção como essa.
Você estará sozinho com os deuses e as noites queimarão como fogo.
Faça, faça, faça. faça,
até o fim, até o fim.
Você cavalgará a vida diretamente para o riso perfeito.
Essa é a única boa luta que existe.

 
Charles Bukowski

Um comentário:

  1. Excelente artigo, Elaine! Você conseguiu de maneira objetiva e esclarecedora distinguir às vantagens e desvantagens de se optar/ou obter um contrato com pequenas/grandes editoras! Há muito no mundo literário que só se toma ciência por meio da inserção nele e do convívio com às mais diversas camadas do meio editorial. Penso que o ponto crucial seja a tomada do ato de escrever livros como uma carreira profissional, que precisa como qualquer outra, de aperfeiçoamento, foco e metas. No mais, estando-se pronto a se tornar um profissional das letras, às dificuldades, os obstáculos e os estágios a serem atingidos até o profundo anseio de ser um escritor de sucesso, acontecerão gradualmente, com muito suor, choro e riscos.

    ResponderExcluir