terça-feira, 17 de abril de 2012

Resenha do livro "O Pássaro" de Samanta Holtz

Resenha: "O pássaro" de Samanta Holtz

Sinopse:

Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado?


Finalmente terminei de ler o livro da queridíssima Samanta Holtz. Mas que fique bem claro que a culpa de tal demora é exclusivamente minha, que viciada em livro sobre anjos, acabei me empolgando demais com a leitura de "Personal Demons" e depois de "Silêncio", deixando "O Pássaro" à espera. Porém, sua leitura valeu realmente a pena! Dotado de um português impecável, que eu já não via desde os tempos de colégio quando li os clássicos da literatura brasileira, fez-me pensar se isso foi proposital, por se tratar de uma trama "de época", mas acredito que isso deve-se sobretudo ao talento nato de Samanta para a escrita.
Sempre que faço uma resenha fico num dilema terrível: ser superficial ou "soltar" muitos spoilers sobre o livro? Tentarei um meio termo ao falar de "O Pássaro", ok?
O maior mérito do livro, ao meu ver, foi conseguir despertar em mim a adolescência, seus sonhos e inocências já esquecidos e adormecidos. A sonhadora Caroline, com sua personalidade intempestiva me fez lembrar da Elaine de dezesseis, dezessete anos, inconsequente e romântica e isso, devo admitir, é muito bom, pois costumo ler dezenas de livros adolescentes, mas nenhum jamais me causou esse efeito, esse saudosismo, essa sensação de volta no tempo. A história é tão bem narrada que ao ler o capítulo que descrevia a festa cigana na qual a protagonista do livro envolve-se, cheguei a "escutar" a música cigana invadindo o ambiente, o livro realmente me fez "viajar".
Bernardo, o "mocinho" da história é o típico rebelde que costuma arrebatar corações pueris, embora eu, como sempre, tenha me apaixonado mesmo foi por Filip, um verdadeiro cavaleiro que faz com que muitas torçam por ele. 
Quanto ao final  (é aqui que mais temo soltar spoilers, pois como falar do final sem contá-lo?) julguei-o inusitado e ousado. Confesso que esperava outro desfecho, porém, tenho que concordar que foi perfeito. Pus-me a pensar que aos dezessete anos seria o que eu esperaria para um final realmente romântico e como o livro me "transportou" para essa fase mágica da minha vida, acabei concordando que o final foi realmente bom.
Tudo que tenho a dizer é que o livro de estréia de Samanta me agradou muito e que se ela continuar por esse caminho, alçará voos cada vez mais altos!     

Um comentário:

  1. Elaine, querida!

    Li sua resenha em outro blog seu... (pelo menos eu acho rs)... porque deixei meu comentário e, agora, vi que não tem nenhum aqui!


    Mas não tem problema, eu comento de novo!!!

    Obrigada por ser tão cuidadosa ao não revelar spoilers! Obrigada pelas lindas palavras, por sua opinião sincera, por ter falado tão bem dos meus personagens e do contexto histórico!


    Um grande beijo!!! ^^

    ResponderExcluir