sábado, 13 de outubro de 2012

Resenha de O Punhal de Jéssica Anitelli

Título: O Punhal

Autor: Jéssica Anitelli

Editora: Dracaena

Páginas: 322

Sinopse - O Punhal - Jéssica Anitelli

Seus olhos verdes sempre cruzavam com aqueles olhos gélidos durante a noite. Ao vê-los, junto com aquela pele esbranquiçada, o coração disparava, os pelos do corpo arrepiavam e a boca secava. Eram essas as sensações que Diogo sentia ao ver a figura daquele homem que o seguia desde criança. Sentia medo, lógico, mas por outro lado tinha a sensação de que algo em sua alma os ligava. Mal sabia que Augusto, um vampiro com mais de 100 anos, tinha planos para ele, planos esses que envolviam sua ida para a vida noturna. Após a noite em que o sangue de Augusto tocar seus lábios sua adolescência nunca mais será a mesma, se tornará sombria, tenebrosa, intrigante e ao mesmo tempo fascinante. Mas conseguirá ocultar lembranças e sentimentos humanos? Esquecerá o amor por Júlia? As mudanças sofridas no início de sua existência noturna serão baseadas em Henrique, um vampiro que possuía os mesmos olhos verdes de Diogo e de sua família, tão verdes quanto às esmeraldas contidas no punhal.

Resenha:
Diogo é um rapaz de 17 anos, namorador, bonito e muito cobiçado pelas garotas, até que conhece Júlia, por quem se apaixona perdidamente e  por quem ele daria a vida, literalmente.
Desde criança, o rapaz é perseguido por um homem misterioso e assustador. Apesar de tentar contar isso à sua família, eles tentam ignorar tal fato. Até que uma noite, ao levar a namorada até sua casa, ele é encurralado e morto por dois marginais. Seu misterioso perseguidor, um vampiro chamado Augusto, então revela-se e o transforma também numa criatura da noite e o acolhe em seu covil como seu protegido. No covil, Augusto vive com outros 17 vampiros, dentre eles, a estonteante Marta, com que Diogo se envolve e com quem continua envolvido mesmo após revelar-se à Júlia e reatar namoro com ela.
Há ainda na história, o vampiro Nelson, que há décadas briga com Augusto pelo domínio da cidade de Leme, local onde se desenrola toda a trama. Tendo Samanta como sua aliada, ele promete causar estragos e atrapalhar os planos de Augusto para trazer seu irmão Henrique de volta à vida com a ajuda de seu herdeiro Diogo.

Meu comentário:
Jéssica Anitelli é minha colega de editora e também faz parte do Grupo Literário Fantastiverso comigo e outros autores da Dracaena. Peguei o livro com ela na Bienal, mas precisei emprestá-lo justamente quando já estava no capítulo 18! Na semana passada, peguei outro exemplar com ela e afinal pude conhecer o empolgante final dessa história!
Sempre acho interessante quando uma mulher decide escrever uma história onde o protagonista é um homem e vice-versa, acho um desafio e tanto! Mas a meu ver, Jéssica conseguiu cumprir essa missão a contento, rsrsrs. Diogo é um típico adolescente brasileiro, machão e conquistador.
Já a Júlia, eu particularmente não gostei dela. Aguada, sem graça e insossa, perdoa e aceita tudo de Diogo, só em nome do amor :p Muito embora eu ache essa capacidade do escritor de criar personagens adoráveis e outros detestáveis, simplesmente incrível e Jéssica consegue fazer isso muito bem. 
O Punhal, ao contrário do que muitos podem pensar, é muito mais que apenas mais uma história de amor entre um vampiro e uma humana. É uma história empolgante, repleta de ação, mistério e sangue.
Sei que sou suspeita para falar, mas acredito que Jéssica é um promissor talento de nossa literatura nacional e que podemos esperar grandes coisas dela!

P.S. Só para matar a todos de inveja, eu já estou lendo O Ritual (continuação de O Punhal), disponibilizado pela prória autora, hehehe.   

2 comentários:

  1. Olá Elaine!

    Adorei sua resenha e obrigada pelos elogios.
    Sei que a Júlia é bem bobinha mesmo, mas como já comentei, ela vai mudar e muito em O Ritual. Tem que ficar mais esperta, não é?

    Abraços e beijos
    Jéssica Anitelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem mesmo, rsrsrs
      Mas adorei sua construção de personagens Jéssica, agora é "devorar" O ritual e conferir a metamorfose deles! ;)

      Excluir